Pouco se falou ou se comentou abertamente sobre os Muros que separam os territórios Palestinos de Israel....é algo estranho, parece um muro do tipo quartel, pichado, com desenhos árabes e palavras árabes, ele causa um certo desconforto. Um lado meu entende, outro lado não entende....e questiona..por que chegamos aqui? Para a Kabbalah as respostas vem com facilidade, mas racionalmente não. Nosso objetivo era maior do que o muro, ir a Belém, para visitar a igreja da Natividade e a Casa da Matriarca (Tumba) Raquel!!!
Em Belem chama a atenção a agitação das ruas, do guia que nos leva, e a imensa quantidade de gente na Igreja, o que faz com que qualquer intensão de conexão com energias vá "para o beleleu!!"...Bem.... foi um passeio agitado! E Rápido....Uma das mais antigas igrejas do Mundo, levantada graças à vontade do imperador Constantino e de sua mãe, S.ta Helena, no ano de 330. Após sucessivas vicissitudes, o templo é restaurado e parcialmente renovado na sexta centúria da era cristã, no tempo de Justiniano (depois de 595). O edifício subsiste ainda hoje, apesar das modificações operadas, como um dos exemplos artísticos e arqueológicos da arquitetura paleocristã. Segundo exames arquitetónicos realizados ao longo do século XX, concluiu-se que o edifício, em termos de história da arte, possui um carácter compósito relativamente a elementos constitutivos da sua planta. O templo encontra-se rodeado por três conventos representando os três ritos cristãos, cujas comunidades asseguram alternadamente a manutenção e reitoria da Basílica: franciscanos, ortodoxos gregos e arménios.
Nesta Basílica, como ponto de referência e ex-líbris do edifício, encontra-se uma cripta na qual está o altar da Natividade onde, de acordo com vetustas tradições cristãs, terá nascido Jesus Cristo. Na parede sul deste subterrâneo, encontra-se um pequeno oratório, representando o Presépio e onde se recorda a Adoração dos Três Reis Magos. Da gruta derivam outras galerias, onde se localizam capelas, como as de S. José, dos Inocentes, e oratórios, como os de S. Jerónimo, S. Eusébio de Cremona, S.ta Paula e Sto Eustóquio.
Retomando a sua história, no século XII - tempo de cruzadas - a igreja foi consagrada como sede de bispado, pois encontrava-se já sob domínio ocidental, apesar da enorme influência bizantina. Esta é patente nos mosaicos (c. de 1169) e pinturas que decoram a igreja, apesar de poucos restarem. Os dominadores árabes e persas respeitaram o local, não lhe infringindo danos. Saladino, por exemplo, manteve mesmo o culto cristão na igreja.
Nesta Basílica, como ponto de referência e ex-líbris do edifício, encontra-se uma cripta na qual está o altar da Natividade onde, de acordo com vetustas tradições cristãs, terá nascido Jesus Cristo. Na parede sul deste subterrâneo, encontra-se um pequeno oratório, representando o Presépio e onde se recorda a Adoração dos Três Reis Magos. Da gruta derivam outras galerias, onde se localizam capelas, como as de S. José, dos Inocentes, e oratórios, como os de S. Jerónimo, S. Eusébio de Cremona, S.ta Paula e Sto Eustóquio.
Retomando a sua história, no século XII - tempo de cruzadas - a igreja foi consagrada como sede de bispado, pois encontrava-se já sob domínio ocidental, apesar da enorme influência bizantina. Esta é patente nos mosaicos (c. de 1169) e pinturas que decoram a igreja, apesar de poucos restarem. Os dominadores árabes e persas respeitaram o local, não lhe infringindo danos. Saladino, por exemplo, manteve mesmo o culto cristão na igreja.
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